5 coisas pra fazer na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem

Imagem mostra mulher jovem fazendo com os dedos sinal de dinheiro. Ao fundo, uma nota de real. A foto chama a atenção para a necessidade de trabalhar na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem.

Muita gente que pretende se candidatar nas Eleições 2022 pensa que, sem dinheiro, não dá pra fazer nada.

Pois é, parece difícil trabalhar na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem, né? O fundo eleitoral só vai estar liberado para os candidatos depois do registro da candidatura, em agosto. E, para os que vão se candidatar pela primeira vez, não ter mandato significa não ter a verba para divulgação da atividade parlamentar.

Por outro lado, antes do início oficial da campanha, o fundo partidário só pode ser utilizado em ações que favoreçam o partido como um todo. Uma alternativa é o partido bancar uma estrutura inicial coletiva, por meio de um pacote de atendimento a seus pré-candidatos.

Mas se essa não for uma possibilidade no seu partido, então, o que fazer na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem? 

Meme mostra o ator Wagner Moura, caracterizado como Pablo Escobar, em cenas da serie Narcos, com a frase "um simples candidato esperando o dinheiro do fundão". Uma piada que serve de incentivo para não deixar de fazer pré-campanha enquanto o dinheiro não vem.
Você pode sentar e esperar, porque o dinheiro do fundo eleitoral demora… Ou pode seguir lendo este artigo e aprender o que fazer!

Lembre-se: tempo é dinheiro

Claro que ter verba potencializa as ações de comunicação e marketing na pré-campanha. Contudo, se você não tem dinheiro, não esqueça que você tem tempo. E, tcharam, tempo é dinheiro, já dizia Benjamin Franklin – ele mesmo um grande político e empreendedor dos Estados Unidos. Então, não deixe pra depois: invista o que você tem, ou seja, o seu tempo, imediatamente! Saiba que muita coisa pode ser feita nesta etapa anterior à liberação do fundo eleitoral.

Entenda a importância de agir desde já

Uma boa campanha eleitoral, aquela campanha de sucesso, requer muitas coisas – e a maioria depende de verbas, claro. Dinheiro para, primordialmente, contratar bons profissionais, que ajudarão a pensar e executar as melhores ações, para sensibilização, motivação e mobilização. Ainda assim, enquanto o dinheiro não vem, há algumas coisas que podem ser feitas aproveitando o tempo. Até porque o tempo é o principal ativo de uma campanha.

Mas atenção, muita atenção: sozinhas, isoladas, essas coisas não garantem a vitória. Todavia, ajudam muito a organizar etapas importantes na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem. Aí, quando você puder contratar os profissionais que vão fazer a sua campanha acontecer, você já terá um ponto de partida. Então, bora lá… Segue o fio!

1)Organize seu acervo de fotos, imagens e documentos
Na pré-campanha, enquanto o dinheiro não vem, organize seu acervo de fotos, imagens e documentos

1)   Organize seu acervo de fotos, imagens e documentos

Há tantas coisas que, certamente, retratam momentos importantes da sua vida. Fotos da infância, você na escola, seu tempo de faculdade, seu primeiro emprego, seu casamento. Seus diplomas, sua certidão de batismo, cartinhas e cartões de dia dos pais/dia das mães. Todos esses registros serão úteis pra contar a sua história durante a campanha. Não deixe pra reunir tudo isso na última hora, no tumulto da campanha. Faça o quanto antes! Essa tarefa não depende de dinheiro algum. Depende só de você remexer os álbuns antigos e catalogar por época e eventos!

2)   Liste as pautas que você pretende defender e defina qual é a principal delas

Já viu aqueles candidatos que aparecem na TV dizendo “sou fulano de tal e vou trabalhar pela saúde, educação, transporte, infraestrutura e defesa dos animais”? Então! Dá realmente pra acreditar que a pessoa vai conseguir tudo isso? Quem tem várias pautas, na prática não tem nenhuma. Fica tudo diluído.

Antes de tudo, faça bem uma coisa. Assim, você vira sinônimo dessa coisa. Parafraseando Al Ries, um dos grandes publicitários dos Estados Unidos, marketing eleitoral não é uma batalha de quem defende mais pautas. É, sim, uma batalha de percepções!

Então, aí vai um ótimo exercício pra você fazer na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem e se preparar para as Eleições 2022:

  • faça uma lista dos temas com os quais você se identifica;
  • coloque essa lista numa ordem de prioridades;
  • a pauta que você colocar em primeiro lugar deve ser a que você vai bater repetidamente no seu discurso;
  • estude muito, para dominar plenamente a pauta;
  • saiba em detalhes o que você pode fazer no Legislativo/Executivo para defender a sua pauta;
  • se for uma pauta muito visada, como a educação, por exemplo, pense numa abordagem inovadora e diferenciada.

3)   Tenha claro para si mesmo quais são os seus valores e objetivos

Inegavelmente, tem muita gente perdida na política, que não sabe de que caminhão caiu… Imagine que você tenha de dar uma entrevista ou falar de improviso sobre quem é você e por que está na política. E aí, você tem o que dizer?

Um bom roteiro pra refletir e organizar suas ideias passa por estes questionamentos:

  • quem sou eu?
  • quais são os meus objetivos na política?
  • por que as pessoas confiariam o voto em mim?
  • que influências recebo/provoco?
  • como eu me credencio a ocupar a posição que almejo?
  • por que as pessoas se inspirariam em mim?
  • que tipo de mudança sou capaz de inspirar?
  • por que as pessoas se deixariam liderar por mim?

Como dá pra notar, não é pouca coisa para entender sobre si mesmo e como se apresentar para o eleitorado… Portanto, não durma no ponto e comece já a deixar tudo muito claro pra si mesmo!

4)   Livre-se de publicações que possam causar problemas na campanha eleitoral

Volta e meia, aparecem nas redes sociais os famosos prints de postagens antigas de pessoas públicas. Postagens polêmicas, tolas, desnecessárias, comprometedoras. Aquela piada besta feita há alguns anos, quando a pessoa não era tão madura. Uma opinião mal colocada ou com a qual ela não concorda mais. Uma bobagem descabida. Como diz aquele meme, Nossa Senhora dos Prints não falha!!

E aí? Afinal, você garante que não tem nada disso nas suas redes? Quem avisa, amigo é! Então, aí vai o aviso: desde já, faça um pente-fino nos seus perfis. E delete sem dó tudo que tenha potencial de causar ruídos ou estragos na sua jornada eleitoral. Não deixe bomba armada pra explodir lá na frente. Seja como for, você não precisa de verba para fazer essa filtragem. Utilize o bom senso, que é grátis!

A análise SWOT é uma obrigação de toda boa campanha eleitoral!
A análise SWOT é uma obrigação de toda boa campanha eleitoral!

5)   Comece a sua análise SWOT

A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico. SWOT vem das iniciais em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Traduzindo: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Aqui vão algumas dicas:

  • tente definir quais são os seus pontos fortes. Você vai ter de falar muito sobre eles durante a campanha.
  • entenda quais são os seus pontos fracos. E imagine o que pode ser feito para que eles sejam eliminados. Ou, ao menos, não lhe causem problemas.
  • preveja as ameaças e como você poderia superá-las.
  • pense em como potencializar de modo inteligente as oportunidades.

Você pode se adiantar e pensar nesses pontos na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem. Mas esteja ciente de que o melhor é fazer a análise SWOT com ajuda profissional.

Um profissional de comunicação e marketing vai lhe abrir muito mais horizontes. E, a partir das informações coletadas, elaborar o diagnóstico e o planejamento da sua campanha, o que vai aumentar suas chances de vitória.

Como aumentar as chances nas Eleições 2022

A ideia deste artigo é oferecer dicas do que fazer sem dinheiro na pré-campanha. Contudo, na Alcateia Política, temos por princípio ser sinceros. Dessa forma, vamos reiterar, para deixar bem claro: o que mencionamos aqui evidentemente são coisas cruciais. Mas, de forma isolada e sem o trabalho de profissionais ao seu lado, elas não garantem que você vai vencer a eleição.

Quer queira, quer não, a campanha eleitoral é muito mais ampla e precisa de muito mais ações, que dependem de dinheiro. Porém, enquanto não há acesso ao fundo eleitoral, você pode arregaçar as mangas e se preparar minimamente na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem, seguindo o que foi mostrado acima.

É como fazer um bolo: primeiro, é preciso reunir os ingredientes, separar as quantidades certas, preparar os utensílios necessários. Ou como semear: você não pode simplesmente jogar a semente de qualquer jeito, em qualquer lugar. Em primeiro lugar, tem de escolher o terreno, preparar o solo, adubar, irrigar.

Portanto, os cuidados nessa fase vão ajudar lá pra frente, quando você puder contratar a sua equipe de comunicação e marketing. Aí, as sementes da vitória eleitoral terão mais chances de brotar e florescer!

Gostou deste artigo?

Então saiba que ele tem uma 2ª parte:

Fique ligado no blog da Alcateia Política e, dessa forma, saiba mais. E conte com a gente para traçar sua estratégia vitoriosa para as Eleições 2022!

Fotografia mostra Zero Martins, integrante da Alcateia Política.

Zero Martins é jornalista, com pós-graduação em Marketing pela FAE-Curitiba e MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Atua há mais de 25 anos como redator, roteirista, editor-chefe, produtor e diretor de documentários, com trabalhos para emissoras de televisão, clientes corporativos, campanhas eleitorais e mandatos políticos.

6 Responder a “5 coisas pra fazer na pré-campanha enquanto o dinheiro não vem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *