Se você acha uma boa ideia comprar seguidores durante a campanha eleitoral, acreditando que um perfil com mais seguidores tem mais chances de votos, sinto informar. Antes de mais nada, você está cometendo um erro.
A famosa compra de seguidores não para, especialmente em ano de eleição. Frequentemente, muitos ainda buscam essa alternativa de comprar seguidores, acreditando que o número de seguidores é mais relevante do que o trabalho feito com pessoas reais.
Eu poderia listar inúmeros motivos para você não cair nesta armadilha. Porém, vou focar em 9 razões para não comprar seguidores. Definitivamente, isso é ruim para seu perfil e, claro, para sua campanha!
-
Comprar seguidores viola as regras da rede social
O Instagram pode ser uma boa alternativa para sua campanha. Atualmente, o Instagram é uma rede social perfeita para humanizar seu conteúdo e te aproximar das pessoas. Mas isso só acontece se você escolher o caminho certo. Do contrário, prepare-se para punições.
Se a sua opção for crescer não sendo honesto com seu eleitor, simplesmente você não vai conseguir relevância e queimará recursos preciosos da sua campanha. Além disso, ao realizar a compra de seguidores, você também assume as consequências de estar infringindo inúmeras regras dos termos de uso do Instagram.
E isso pode gerar danos irreversíveis à sua conta. Um deles é o “shadowban” uma punição que pode afetar diretamente a entrega dos seus conteúdos ao público-alvo da campanha. Da mesma forma, pode até causar o bloqueio total da sua conta no Instagram.
-
Taxa de engajamento é reduzida ao comprar seguidores
O sonho de toda campanha online é que seu conteúdo viralize. Em suma, que suas publicações sejam curtidas, comentadas e compartilhadas por todos os seus seguidores. Contudo, isso só vai ocorrer se você tiver seguidores reais de verdade.
Não tem como um perfil comprado se envolver com sua postagem! Na maioria das vezes, um perfil comprado nem vai ver as suas publicações, porque esses perfis são robôs! Quer engajamento? Trabalhe e agradeça cada novo seguidor.
-
Seguidores comprados não são fiéis
É bem comum que os seguidores que você comprou deixem de te seguir em pouquíssimo tempo, sabia? Geralmente, em uma semana ou um mês, no máximo.
E você não pode exigir que eles permaneçam. Afinal, comprar seguidores não é uma prática legal. Na verdade, muitas vezes esse seguidor, quando é real, nem sabe que foi comprado. Mas quando ele perceber o seu conteúdo “estranho”, em meio ao que ele está acostumado a ver, certamente vai deixar de te seguir.
Ah! E, além disso, não esqueça que alguns destes “seguidores” são perfis fakes. Ou, ainda, perfis estrangeiros, que nem entendem o que você posta durante a campanha.
-
Seu conteúdo perde relevância para o algoritmo
O Instagram entrega seus conteúdos para os seus seguidores, que demonstram interesse curtindo, compartilhando, comentando.
Se eles não ligam para o que você produz, suas postagens perdem credibilidade para eles e para o algoritmo.
Dessa forma, cada vez menos o seu perfil e seus posts serão encontrados. Por fim, seus resultados serão cada vez menores, atrapalhando toda e qualquer estratégia que seja criada durante a campanha.
-
Seus seguidores reais podem se perder
Se até agora você não está convencido de que a ideia de comprar seguidores é ruim, aí vão mais motivos:
- Seus seguidores não vão receber o seu conteúdo, pela falta de engajamento detectada pelo algoritmo.
- Esses seguidores fakes podem ser bots, ou seja, vírus que podem roubar seus dados ou entrar em contato com os seus seguidores reais se passando por você.
Ou seja, a questão pode ficar grave e te gerar um problema ainda maior na eleição.
-
Comprar seguidores distorce as métricas de desempenho
Uma vez tendo o perfil cheio de seguidores comprados, de fato, você perde a real ideia de alcance, envolvimento e crescimento.
Como você vai traçar uma estratégia assertiva na campanha online, se os números não condizem com a realidade dos seus eleitores?
Ao comprar seguidores, os insights, relatórios e métricas não servirão como base para tomar as melhores decisões e evitar cenários desconexos com a realidade da sua campanha.
-
Perda de credibilidade
Você pode até pensar que seus seguidores fiéis, ou seja, seus possíveis votos, não vão perceber que você comprou seguidores. Afinal, é só não contar para eles, não é mesmo?
Na verdade, eles vão perceber muito rapidamente! E a confiança que eles tinham em você pode ir por água abaixo.
Todo mundo sabe que a compra de seguidores é possível, mas é uma trapaça. E se você fizer isso, seus seguidores reais estarão atentos!
Ah, Mari, mas como eles vão perceber? Bom, é simples. Quem te segue e acompanha seu conteúdo com frequência, vai notar que seus números mudaram, que houve um salto no número de seguidores do dia para a noite. Mas que seu engajamento de curtidas e comentários continuam os mesmos ou até diminuíram. Aí, fica fácil deduzir, né?
-
Comprar seguidores vai contra tudo que uma boa estratégia de campanha propõe
Se quem faz a sua estratégia for competente, nunca vai propor a compra de seguidores. Em contrapartida, vai traçar um plano consistente para aumentar seus números de forma verdadeira. Isso se faz por meio de:
- Campanhas de comunicação bem escritas
- Trends do momento
- Criação de conteúdos relevantes para o seu eleitor
Essa são apenas algumas das muitas estratégias que podem ser utilizadas. Em outras palavras, escolha bem com quem você anda!
-
É uma via de mão única, sem retorno algum pra você
Ao comprar seguidores, você gasta à toa um dinheiro que poderia estar sendo investido para campanhas bem-feitas de tráfego pago. Em resumo, comprando seguidores, nada acontece do outro lado. Seus eleitores vão se esquecer de você. Sabe por quê? Pois nem ver seu conteúdo eles vão conseguir, por mais relevante e criativo que possa ser.
Marketing político tem que ser consistente e embasado
Só compra seguidor quem está mais preocupado com a métrica de vaidade, desconsiderando os malefícios deste método.
No meu trabalho com marketing político, minha missão é potencializar o que pré-candidatos e políticos de carreira têm de bom a compartilhar. Isso não se faz do dia pra noite, comprando seguidores, por exemplo. O trabalho tem que ser consistente e embasado. Recomendo o uso de estratégias de marketing, especialmente marketing digital.
Acompanhe o blog da Alcateia Política e fique por dentro de tudo que você precisa saber para uma trajetória vitoriosa nas Eleições 2022!
2 Responder a “9 razões para não comprar seguidores no Instagram”