As Eleições 2024 serão um momento chave para os partidos, na perspectiva de quais vão conseguir formar novas lideranças, visando o crescimento da legenda, ou resignar-se a um papel menor nas Eleições 2026
Edson Panes
Quando se fala em política, é comum ouvirmos sobre a importância da base partidária. Essa base é composta por filiados, simpatizantes e apoiadores de um partido político, que trabalham para fortalecer a sigla e garantir o sucesso nas eleições. No entanto, muitas vezes, o fortalecimento dessa base é negligenciado, o que compromete diretamente os resultados eleitorais. É neste contexto que a preparação dos pré-candidatos deve ganhar destaque.
A um ano das eleições, é hora de se preparar
Os estrategistas da Alcateia Política defendem que preparar pré-candidatos é tarefa essencial para o fortalecimento da base partidária e, mais que isso, para poder fugir àquela pergunta que já assombrou algumas legendas em período recente: crescer ou desaparecer?
A formação de boas chapas de vereadores, sejam elas exclusivas de partidos – uma vez que não há mais a possibilidade de coligações proporcionais -, sejam pela opção ao princípio da formação de Federações Partidárias, a exemplo de algumas já existentes, dará o tom às Eleições 2024 e a resposta à pergunta cima, que é inevitável.
Outra questão inevitável é a necessidade dos partidos, que pretendem alçar voos maiores, lançarem candidaturas ao cargo de prefeito. Afinal, estas candidaturas servem de âncora para as chapas proporcionais. Se tenho um candidato a prefeito, tenho um número que puxa para o meu partido a votação em candidatos a vereador.
Representação partidária em 2024 ajuda em 2026
Os futuros candidatos representam o partido perante a população e têm a responsabilidade de conquistar votos e angariar apoio para a sigla. Caso esses futuros candidatos não estiverem preparados para as eleições, seja em termos de conhecimento político, habilidades de comunicação/marketing ou capacidade de liderança, o resultado pode ser desastroso. Um dos aspectos mais importantes da preparação dos futuros candidatos, identificado pelos estrategistas da Alcateia Política, é o conhecimento político. Este conhecimento é essencial para que eles entendam as propostas e ideologias do partido, assim como as principais demandas da população e estar a par das questões locais e nacionais que impactam diretamente a vida das pessoas.
Dialogar com o eleitor é essencial desde já
Os pré-candidatos precisam ser capazes de dialogar com os eleitores de forma embasada e construir argumentos sólidos em defesa de suas propostas. Para isso, é necessário e fundamental o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Por meio delas, os pré-candidatos poderão ser capazes de transmitir suas ideias de forma clara e persuasiva, conquistando a confiança e o apoio dos eleitores.
Para se ter uma boa comunicação é essencial saber escolher a sua equipe de profissionais. Eles são os responsáveis em estabelecer a melhor estratégia política e agir com percepções e produtos de Comunicação e Marketing.
Preparação necessária para ser uma liderança
A Alcateia Política entende as necessidades de quem disputa uma eleição e prepara seus clientes para outras situações de extrema importância, a que eles são submetidos, como a participação em debates e entrevistas, momentos únicos para a apresentações de ideias consistentes e para confrontar com as propostas dos concorrentes.
A capacidade de liderança também é fundamental para o fortalecimento da base partidária, devendo os pré-candidatos serem capazes de mobilizar e engajar os filiados e apoiadores do partido, transformando-os em verdadeiros militantes.
Isso requer habilidades de organização, motivação e trabalho em equipe. Quem sabe liderar é capaz de unir esforços, traçar estratégias e conquistar resultados expressivos.
Profissionalizar para vencer
O trabalho dos profissionais da Alcateia Politica na preparação dos pré-candidatos para o fortalecimento da base partidária, é um dos pontos fortes de nosso coletivo de estrategistas. Acreditamos e recomendamos aos Partidos Políticos que invistam em cursos, treinamentos e capacitações, que desenvolvam os conhecimentos, habilidades e competências necessárias de seus pré-candidatos para que tenham uma atuação política eficiente.
É fundamental que os partidos políticos valorizem a formação de seus pré-candidatos, oferecendo suporte e acompanhamento durante todo o processo eleitoral, da pré-campanha, que já estamos vivenciando, à campanha. De forma especial, que apostem e invistam agora, formando reputações, qualificando suas atuações nas redes sociais, nos encontros presenciais com os eleitores e na sua participação direta na comunidade, em defesa de temas e pautas que despertem a atenção da mídia e, consequentemente, dos eleitores.
A Alcateia Política coloca à disposição de partidos, federações e pré-candidatos, a sua experiência. Quer construir um bom projeto político? Então, vem com a gente!
Edson Panes de Oliveira Filho é advogado e estrategista político, especialista em Direito eleitoral com MBA em Marketing Político e Comunicação de Mandato, foi secretário de Comunicação do Município de Corumbá-MS e atuou em diversas campanhas políticas nas eleições Gerais e locais. www.alcateiapolitica.com.br