A “minirreforma eleitoral” discutida pela Câmara Federal não aconteceu, o que dá vantagem às muitas candidaturas que já iniciaram a preparação para as eleições de 2024. É verdade que o tempo é o ativo principal em favor das candidaturas, seja na construção, ou na consolidação da trajetória e reputação. Por isto, fique de olho nas principais datas para não perder a disputa antes que ela inicie.
Por Nilson Hashizumi
Datas Chave do Calendário Eleitoral 2024
- 6/Março: Abertura para troca de partido sem a perda do mandato.
- 6/Abril: Encerramento do prazo para troca de partido.
- 6/Abril: Prazo limite para desincompatibilização de secretários (as) municipais ou ocupantes de cargo de confiança que pretendem concorrer. Dos funcionários públicos, passando por militares e dirigentes de empresas, os prazos se baseiam no período que antecede as eleições de 2024, sendo o mínimo de 3 meses e o máximo de 6 meses do primeiro turno das eleições.
- 6/Maio: Prazo limite para emissão do primeiro título de eleitor. Apenas para eleitores e eleitoras.
- 8/Maio: Definição dos municípios onde haverá segundo turno das eleições, aqueles que possuem mais de 200 mil eleitores.
- 15/Maio: Início da campanha de arrecadação pelas candidaturas.
- 6/Junho: Desincompatibilização de dirigentes sindicais.
- 6/Julho: Data limite para desincompatibilização de servidores públicos que pretendem concorrer.
- 20/Julho: Início do prazo para realização das convenções partidárias.
- 5/Agosto: Encerramento do prazo para realização das convenções partidárias.
- 15/Agosto: Data limite para registros de candidaturas.
- 16/Agosto: Início da propaganda eleitoral
- 30/Agosto: Início da campanha eleitoral obrigatória na TV (municípios onde há geração local de programação) e no rádio no primeiro turno.
- 26/Setembro: Data limite para o eleitor quitar multas por falta de justificativa ou pedir segunda via do título eleitoral. Apenas para eleitores e eleitoras.
- 3/Outubro: Encerramento da campanha eleitoral obrigatória na TV e no rádio no primeiro turno.
- 4/Outubro: Encerramento de comícios, debates e propaganda eleitoral
- 5/Outubro: Encerramento da campanha de rua e internet.
- 6/Outubro: Primeiro turno da eleição.
- 11/Outubro: Início da campanha eleitoral obrigatória na TV (municípios onde há geração local de programação) e no rádio no segundo turno.
- 25/Outubro: Encerramento da campanha eleitoral obrigatória na TV e no rádio no segundo turno.
- 26/Outubro: Encerramento de comícios, debates e propaganda eleitoral do segundo turno.
- 27/Outubro: Segundo turno para prefeitos e prefeitas em cidades com mais de 200 mil eleitores.
- 19/Dezembro: Fim do prazo para Diplomação
- 01/Janeiro 2025: Posse de Prefeitos, Prefeitas, Vereadores e Vereadoras.
Reputação é chave no alcance dos seus objetivos
Um projeto político que se preze tem a competência de reunir diferentes perfis de participantes, apoiadores, militantes e tantos outros entes políticos que do início ao fim do calendário eleitoral serão bases, pontes, estradas e até mesmo blocos e brita na pavimentação da vitória.
Afinidades, valores comuns, estratégia e visão de curto, médio e longo prazos são os elementos que vão reunir o grupo, para que possam conquistar o apoio de outras pessoas e outros grupos, transformando o primeiro núcleo num verdadeiro elemento de atração, informação e gerador da energia vital.
Formar grupos é uma das primeiras tarefas para quem deseja concorrer a eleições com chances reais de alcançar o mandato. E para 2024, quando serão definidos os cargos do poder público municipal: prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, há aspectos no cenário que precisam ser analisados para incrementar as chances de vitória.
Não basta ter um grande grupo. É preciso que cada integrante tenha a qualificação apropriada e envolvimento com o projeto. Afinal, o grupo precisa ter coesão e firmeza ao se apresentar e captar adesões de apoio e novos colaboradores.
E esta construção demanda tempo e verdadeira intenção de convergir, afinal relacionamentos sólidos necessitam de conexão permanente e sistemática em prol dos objetivos.
Internet e redes sociais permitiram fazer mais conexões em menor tempo
Com o Marketing Político Digital as proporções foram multiplicadas. Tudo que se faz de forma presencial precisa ter correspondência no mundo virtual, o que possibilita fazer com que o propósito do seu projeto chegue a mais pessoas em menor tempo.
Por isto, escolha o público que se identifica com a “solução” que o seu projeto político propõe. E ainda que não seja a hora de encontrar as pessoas e pedir voto, que deve ser guardada até o período da propaganda eleitoral que se inicia em 16 de agosto de 2024. Até lá, toda a movimentação deve se caracterizar como pré-campanha, período em que novos públicos, seguidores, apoiadores devem ser “encantados” e engajados ao projeto.
Redes sociais e internet apenas não são suficientes para vencer uma eleição. Exceto em situações na qual a candidatura seja de uma personalidade influenciadora em pautas políticas, as chances de eleição são maiores, mas dificilmente esta característica será suficiente para alcançar um mandato, seja majoritário ou proporcional.
Portanto use a informação a seu favor, ouça a população, realize pesquisas de opinião com base estatística, ou na falta delas, ao menos promova “escutas” junto a lideranças regionais e territoriais, o que vai lhe permitir acesso à informação sobre o que as pessoas querem e necessitam.
Com público definido e conhecendo a pauta de necessidades se pode preparar o conjunto de argumentos que farão muita diferença em favor do seu projeto.
Aproveite a antecedência e amplie sua base de relacionamentos, quanto maior a sua base de relacionamentos engajados, maiores serão as suas chances de vitória e com apoio competente, espero que você tome posse no primeiro dia de 2025!
Construa o seu projeto com a Alcateia Política
Somos um coletivo de estrategistas em marketing político com o propósito de defender e manter a democracia, preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.
Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em marketing e comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.
Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.
Para conhecer outros conteúdos, acesse o nosso blog.
Nilson Hashizumi é profissional de marketing, jornalista, fotógrafo e gestor de cultura, com MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Coordenou e orientou campanhas de prefeitos em São Paulo e no Pará. Tem ainda experiência destacada em campanhas para deputado estadual em São Paulo. Com foco em resultados, trabalha com abordagem de processos na gestão da comunicação on-line e off-line, para construção de imagem, formação de opinião e reputação. Atuou por 28 anos no segmento de marketing, comunicação e sistemas de gestão para a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e entidades de classe. https://www.linkedin.com/in/nilsonhashizumi/