Uma Campanha Eleitoral vencedora começa hoje.

Se você acha que as eleições começam apenas em 2024, fique mais atento!

Uma eleição de sucesso tem início bem antes do pleito. O planejamento antecipado é a chave para alcançar o objetivo e evitar o desespero. Com campanhas eleitorais cada vez mais curtas, planejar as ações se torna ainda mais essencial. Sair na frente te dá a vantagem de errar, refletir e consertar.

 

Como começar um planejamento?

Comece a construir o que chamamos de reputação. Desenvolva ações que façam as pessoas considerarem você uma opção de voto. Mostre seus ideais, suas bandeiras, se torne relevante. 

Encontrar o seu nicho de atuação é fundamental, pois quem fala sobre tudo, não vira referência sobre nada. Você precisa criar uma marca e ser reconhecido sobre tal, mostre seu trabalho desde o início e se permita ser notado.

Para isso, a primeira coisa a ser feita é definir o seu público-alvo e claro o cargo que deseja disputar. A partir disso, é possível estabelecer metas concretas e específicas, como número de votos a serem conquistados, regiões a serem priorizadas, entre outros. 

Iniciar um plano com antecedência permite a construção de uma das ações mais importantes na política: a reputação.

Defina uma mensagem clara e objetiva que resuma suas principais ideias e propostas. É importante que sua mensagem seja simples e fácil de ser compreendida pela população. Além disso, acompanhe as novas tendências. Hoje, é inevitável estar fora das redes sociais. Crie seus canais de comunicação e estabeleça proximidade com o seu eleitor.

  

Mobilização de eleitores

A mobilização de apoiadores é fundamental para o sucesso da campanha. É importante construir uma rede de apoiadores desde o início. Envolva amigos, familiares, voluntários, lideranças locais e outros aliados. 

Essa rede pode ajudar na divulgação da mensagem, na realização de eventos, na distribuição de materiais e na captação de recursos.Crie uma ampla base de contatos, listas de transmissão e converse com as pessoas, para que na hora do vamos ver, elas estejam dentro do seu projeto. 

 

Quanto gastar em um planejamento?

Muitas pessoas ainda pensam que começar uma pré-campanha de forma antecipada significa um gasto sem necessidade e que o dinheiro pode ficar mais concentrado quando as eleições de fato começarem. 

Bom, costumo pensar exatamente o contrário. O recurso utilizado em um planejamento estruturado e realizado de forma antecipada é investimento. Isso vale desde o impulsionamento até a realização de pesquisas. 

No primeiro caso, quanto mais for aquecida a sua base, mais chance de êxito nos conteúdos impulsionados. Já no segundo, investindo em pesquisas, você consegue avaliar seus pontos fracos, fortes, locais de crescimento e a viabilidade de uma candidatura.

 

E agora, por onde começar?

Tenha ao seu lado bons profissionais. A Alcateia Política conta com estrategistas de todo país e com as mais variadas experiências. Podemos te ajudar desde o diagnóstico e análise de viabilidade eleitoral até o planejamento estratégico e de comunicação. São especialistas com campanhas e consultorias realizadas por todo país e à disposição para ajudar no seu sucesso.

 

Cílio Rodrigues Netto é graduado em jornalismo pela Universidade de Vila Velha e possui MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP Brasília. É cofundador da Alcateia Política. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais e mandatos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *