Chegou o ano eleitoral. Se você é político, certamente deve estar se perguntando: saio candidato a deputado ou vou apoiar um companheiro de partido nas Eleições 2022?
Independentemente do que você decida, é fundamental saber por onde começar a planejar a sua atuação política em 2022. O primeiro passo é ter claro o que o candidato precisa saber sobre o eleitor antes de pensar em campanha eleitoral, seja a sua própria campanha ou como apoiador de um correligionário do partido.
Como o eleitor faz a sua escolha?
Em uma campanha, o eleitor quer saber:
- quem é o candidato
- o que o candidato pensa
- o que o candidato vai fazer
Em resumo, o eleitor vota “em si mesmo”. O eleitor busca um candidato que tenha a ver consigo mesmo. Na estratégia de campanha, é fundamental identificar, em pesquisas, o que o “meu” eleitorado tem a ver “comigo”. Assim, daquilo que a candidatura oferece, encontrar o público sinérgico. Após, amplia-se o público para chegar à votação necessária.
Resolvi ser candidato. Como estruturar a campanha eleitoral?
Seja de manutenção (reeleição) ou, por outro lado, de arrancada, uma campanha deve ser planejada como se fosse um “filme”. E não é um curta-metragem, porque são seis semanas de duração. É preciso pensar nas três fases:
- sensibilização
- motivação
- mobilização
Cada detalhe levantado nas pesquisas e na análise SWOT deve ganhar estratégias específicas. Em outras palavras, só assim será possível atingir o coração do eleitor ao longo do processo. Além do mapeamento do candidato e do cenário eleitoral, identificar as características locais ajuda no êxito.
Em uma campanha eleitoral, sobretudo, o tempo é o maior ativo. Se o político não impactou o eleitor hoje, amanhã o trabalho será dobrado. É indispensável que a estratégia atue na construção de reputação, para que o candidato não corra o risco de ser irrelevante. Candidato irrelevante fica na disputa sendo “a voz de ninguém”. A linha adotada deve fazer a candidatura vocalizar grupos locais ou temáticos e não apenas se transformar em “ser deputado sempre foi o sonho do candidato”, por exemplo.
Por onde começar as ações de campanha para as Eleições 2022?
Primordialmente, o início das ações de campanha eleitoral deve ser pela maior região. Por exemplo: num pleito municipal, deve-se partir do centro da cidade para as periferias. Se o contrário for feito, das regiões menores para a maior, na hora em que as pesquisas eleitorais começarem a ser feitas, o candidato não vai pontuar bem. Enfraquecido, perde apoios, vê seus vereadores irem para outro lado e aí o desastre está armado. Candidato a deputado deve começar pela sua própria cidade e região, garantir o seu lado, para não passar vergonha em casa.
Em quais etapas um candidato deve pensar?
Como já mencionamos, o planejamento deve ser feito em três etapas: sensibilização, motivação e mobilização.
A fase de sensibilização é essencial. Em uma região conservadora, por exemplo, apresentar o candidato com seus valores morais e familiares é algo que impacta os eleitores de forma decisiva. Isso é importante na preparação para a segunda etapa da campanha.
Na motivação, a apresentação dos canais da campanha, o treinamento e a ativação da militância ajudam a superar o pouco tempo de propaganda no rádio e na TV. É isso tudo que vai disseminar os conteúdos da candidatura para seus públicos semelhantes e, depois, consegue amplificar a voz. Pesquisas identificam, definitivamente, a importância do uso do Whatsapp na comunicação direta com os eleitores. A fase de motivação deve apresentar conteúdos que deem credibilidade, como depoimentos sobre a realidade local, propostas de soluções para problemas, inclusive com landing page por temas específicos.
Como dar a arrancada rumo à vitória nas Eleições 2022?
Nas semanas de mobilização, a candidatura precisa ir se solidificando, com a apresentação dos projetos para o futuro. Projeto é diferente de proposta, pois busca ir além de resolver problemas de agora. Como fazer isso? A partir da segmentação por público e tema, com reforço da competência. Nesta reta final, alguns pontos são cruciais para a criação do sentimento de vitória:
- mudança de tom e slogan
- uso de apoiadores
- retrospectiva, mostrando crescimento
É isso tudo que dará a musculatura necessária à candidatura, o que é essencial, pois gente desaplaudida não tem voto!
Como tocar o coração e a mente do eleitor?
A construção da candidatura começa, portanto, pela criação de pauta, que precisa estar clara. E, o principal: o político não pode ser só virtual. Acima de tudo, político tem que ser alguém real, pra tocar o coração das pessoas, chegando às suas mentes, com planejamento, estratégia e uma campanha profissional.
Se você vai ser candidato e ainda não se preparou, não perca mais tempo. A Alcateia Política está aqui para te ajudar com informações relevantes e o que mais for necessário para a sua vitória nas Eleições 2022! Fique atento ao nosso blog!
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