Empatia com o eleitor: como gerar?

Estamos no período da pré-campanha eleitoral. Fase importantíssima, antes de mais nada, para planejar e executar ações e gerar empatia com o eleitor. O objetivo, sobretudo, é chegar a agosto com força máxima para a campanha eleitoral.

Porém, muitas pessoas que vão se candidatar acreditam que agora já é hora de iniciar a divulgação de sua pré-candidatura e sair pedindo votos e fechando apoios.

Calma! Se não houver planejamento e organização na comunicação, o projeto eleitoral poderá ir por água abaixo, mesmo que você pense que a mobilização esteja crescendo.

Importância de conhecer as fases de uma campanha eleitoral

Já falamos algumas vezes aqui no blog da Alcateia Política e vamos frisar. Existem três fases para a construção de uma campanha:

  1. Sensibilização

  2. Motivação

  3. Mobilização

Nesse artigo, discorro sobre a primeira fase que é fundamental para que todo o projeto eleitoral tenha sucesso: a sensibilização do eleitor.

O que é importante para sensibilizar o eleitor?

Se bem planejada, a fase de sensibilização do eleitor deve seguir até maio, com o objetivo de gerar empatia com seu eleitorado.

Mas o que quer dizer empatia?

No dicionário, uma das definições diz que ela é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer. Em resumo, poderíamos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro.

E como se comunicar numa pré-campanha para gerar empatia?

Primeiramente, é preciso lembrar que todo candidato ou candidata é um ser humano com histórias, fracassos, vitórias. Bem como trajetórias profissionais e acadêmicas, com família e amigos. Ou seja, é igual a qualquer outro ser humano. Todos nós temos semelhanças e diferenças. Por isso, é preciso compartilhar sua história e trajetória, para que as pessoas reconheçam o potencial e adquiram a confiança para definir o voto.

Porém, isso é construído com o tempo. Não de uma semana para outra.

Como contar uma história e gerar empatia com o eleitor?

Para gerar empatia na campanha eleitoral, a primeira coisa é, desde já, planejar a comunicação das redes sociais. Como fazer isso? Antes de mais nada, com a elaboração de um calendário editorial e a definição do orçamento para impulsionamento. E nesse planejamento, não se esqueça de ficar atento sobre como agir nas novas regras das Eleições 2022.

E o que gera empatia? Envolvimento! Portanto, nos conteúdos a serem planejados, é necessário considerar as fases da vida do candidato ou candidata, tais como:

  1. vida pessoal;

  2. carreira acadêmica;

  3. trajetória profissional;

  4. Família;

  5. Casos de vitórias, fracassos, desafios e oportunidades que teve ao longo da sua vida.

Pense também em outros conteúdos pessoais, que possam ser compartilhados, envolvendo pais, primos, tias, avós e amigos. Enfim, pessoas que fazem parte da vida de quem vai se candidatar.

Em outras palavras, tudo isso é para humanizar a rede social e, por meio das histórias, gerar empatia e confiança junto aos seguidores, para transformá-los em eleitores. Lembre-se: like não é voto!!

Quais formatos de conteúdo utilizar na campanha eleitoral?

É importante, por outro lado, se ater aos formatos a serem trabalhados com cada tipo de conteúdo. E isso deve ser considerado no planejamento. Sem esquecer que cada rede social possui sua peculiaridade. Atualmente, as principais redes sociais são:

  • Instagram

  • Facebook

  • Twitter

  • LinkedIn

  • TikTok

Porém, conteúdo de humanização deve ser trabalhado no Instagram, Facebook e TikTok. O Youtube também é um canal a ser utilizado e que pode ser o repositório dos vídeos gravados.

Os formatos dependem do tipo de conteúdo que você vai apresentar. Por exemplo: se for um vídeo seu, contando a sua história, melhor ir para o feed. E não faça vídeos para o feed com mais de 2 minutos, pois o seguidor se dispersa e não assiste a tudo.

Em contrapartida, caso sejam vídeos mais curtos, de 15 ou 30 segundos, melhor fazer reels e stories. Inclusive, vale deixar nos destaques do Instagram, dependendo da relevância. Vídeos longos devem ser feitos caso o candidato tenha foco no Youtube!

Importante também é recuperar fotos antigas que simbolizam as histórias que serão contadas.  Uma sugestão importante: colocar as fotos sem edição, ou seja, a foto natural, sem ser em um card com escritos e marcações.

Essas são algumas sugestões e orientações que a Alcateia Política oferece, para foco e organização nesse momento da pré-campanha. Planeje-se! Não se pode começar de qualquer jeito e esperar a vitória em outubro. Inclusive, veja nosso artigo sobre quando começar a campanha eleitoral e saiba mais. Assim, você vai chegar ao início oficial da campanha eleitoral, em agosto, focado no que deve ser feito!

Marcos Vinícius Cotta Ferreira

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