Quando falamos em planejamento de campanha eleitoral, é importante termos em mente a necessidade de uma boa equipe para executar o planejamento.
Mas como montar uma equipe para campanha eleitoral?
Entenda sua candidatura
Uma campanha clama, primeiramente, por um especialista que faça o planejamento da campanha e trace a estratégia a ser utilizada. A partir do entendimento da candidatura, a equipe deve ser montada conforme a necessidade e possibilidade.
Não conseguimos estipular um número ideal para equipe de campanha eleitoral. Cada campanha tem as suas peculiaridades e características.
Sejamos realistas, quase nunca temos a equipe que desejamos e que pensamos ser necessária. Temos a equipe que é possível. Às vezes precisamos, de fato, de uma equipe com X pessoas, mas só conseguimos bancar metade. E tudo bem, uma equipe mais otimizada pode inegavelmente fazer muito quando se tem uma organização.
Tenha uma organização
A organização faz milagres, principalmente quando a equipe é pequena. Na verdade, antes ter uma equipe pequena e organizada do que uma grande e desestruturada.
É necessário, antes de mais nada, especificar exatamente pelo que cada pessoa será responsável. Quando você estabelece funções certas e determinadas, as pessoas conseguem dimensionar melhor o que precisam fazer e entregam o resultado. A recomendação é fazer uma tabela com o nome de cada profissional da equipe e sua respectiva responsabilidade.
Em uma campanha, para facilitar, crie algumas subequipes para cuidar de áreas específicas, como:
- Financeira: para administrar os recursos da campanha
- Jurídica: para validar todas as ações, evitar problemas com a Justiça Eleitoral e orientar o que pode e o que não pode ser feito
- Comunicação: para planejar e executar as ações de mídias offline e online
- Política: para organizar militantes, cabos eleitorais e ações de rua
Faça com antecedência
Um candidato preparado geralmente já entra no ano eleitoral com sua equipe estruturada, até porque não há bons profissionais para todo mundo.
Uma equipe precisa funcionar e gerar resultados. E, para isso, precisa ser testada e treinada. Por isso, a recomendação é montar a equipe o quanto antes, para que tudo esteja alinhado quando chegar o período da campanha eleitoral.
Pensando com antecedência, você consegue programar todas as ações para ter uma equipe mais entrosada, mais produtiva e mais treinada.
Contrate com cautela
A demanda por profissionais qualificados é muito grande e está cada vez mais difícil contratar profissionais para trabalhar em campanha
A recomendação é analisar não só o perfil técnico, mas também o perfil psicológico dos profissionais. Nem todo mundo consegue lidar com a pressão e com a responsabilidade de trabalhar em uma campanha eleitoral. É melhor você contratar alguém menos experiente, mas que consiga ser mais racional em momentos de crises e adversidades.
Por fim, caso você não encontre um profissional com todas as experiências ou conhecimentos que você precisa, prefira pessoas que demonstrem vontade de aprender e que tenham boa vontade.
Precisa de ajuda para planejar sua companha ou montar sua equipe? Nós, da Alcateia Política, temos como te ajudar. Entre em contato conosco.
4 Responder a “Equipe para campanha eleitoral: como montar?”