Você sabia que a humanização no Instagram é uma grande saída para construir relacionamentos com o público, especialmente em ano eleitoral?
Instagram: um sucesso desde o começo
Primeiramente, é bom lembrar que o Instagram foi a rede social de fotos quadradas e filtros que, desde o primeiro momento, caiu nas graças de adolescentes e jovens de todas as idades. Com mudanças e novos recursos em processo, tem sido capaz de atrair mais usuários. Personalidades, políticos, empresas e marcas “lutam” entre si, com o propósito de alcançar e alavancar mais seguidores para os seus conteúdos cada vez mais dinâmicos.
São apenas 11 anos de história. Mas muitos aprendizados sobre a essência dos relacionamentos através do Instagram.
Lançado a princípio apenas para iOS, sistema operacional do iPhone, em 2011 alcançou 4 milhões de usuários. No ano seguinte, em 2012, a versão para Android, sistema operacional do Google, foi a principal responsável pelo salto de 1 milhão de downloads no Google Play. Surpreendentemente, apenas um dia após o lançamento.
Sucesso, venda e ampliação
Foi nesse mesmo ano que o Facebook desembolsou a bagatela de quase 1 bilhão de dólares pela aquisição do aplicativo. Posteriormente, novos recursos e a força de concorrentes impulsionaram o Instagram. Ao mesmo tempo, a rede social ficou cada vez mais integrada ao Facebook e também ao WhatsApp, aplicativos do mesmo grupo econômico.
A adição de recursos e funcionalidades continua sendo motor de inovação, a serviço do propósito que permitiu sua criação: antes de mais nada, iniciar, manter e alavancar relacionamentos entre pessoas, empresas, marcas, serviços, criando um ecossistema que emula as inter-relações sociais.
Contudo, depois de alcançada a marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, em 2018, o desafio pessoal de cada usuário passou a ser o de atrair e manter-se conectado com seus seguidores. Pois com tantos perfis e diferentes preferências, cada um e cada uma precisa competir de forma desigual pela atenção de dois públicos: sua própria rede de relacionamentos e todos os demais usuários, hoje estimados em 4,2 bilhões de usuários em todo o planeta.
Instagram no Brasil
No Brasil, são 110 milhões de usuários, o que coloca o Instagram na 4ª posição, portanto atrás de:
- Facebook: 130 milhões
- YouTube: 127 milhões
- WhatsApp: 120 milhões
E em meio a tantos “competidores”, ainda há que disputar espaço e atenção com os conteúdos patrocinados e mais uma miríade de assuntos diversos… Grupos, correntes, mensagens privadas… Manifestações que podem ser coletivas ou individuais e das mais variadas motivações, qualidade de produção e execução dos conteúdos.
Humanização no Instagram, para diferenciar e aproximar
Com toda a mecanização e a distância que o aplicativo tem por natureza, cada vez mais a humanização se apresenta como estratégia eficaz e duradoura.
Isso se dá primordialmente na criação e ao longo do “relacionamento” entre marca e seguidores. Lembrando que marca também pode ser uma pessoa que tenha carreira política!
Para suportar a estratégia, há 7 táticas para humanizar sua presença no Instagram e aproximar-se dos seguidores:
- Linguagem coloquial: use linguagem coloquial, se comunicando de pessoa para pessoa (um para um), de forma leve, tranquila e segura;
- Imagem / avatar: adote uma figura humana. Se for uma marca, pode-se considerar um avatar. Se possível, como uma pessoa real ou ainda uma pessoa em traços de desenho. Desse modo, vai se reduzir a resistência do seguidor com a marca ou instituição.
- Humor: mais do que leveza na comunicação, ter bom humor e otimismo e demonstrar esperança ajuda na interação e facilita a manutenção de proximidade.
- Stories do cotidiano: mostre o dia a dia de sua marca, projeto ou personalidade.
- Interações: mensagens diretas / enquetes / interações possibilitam ampliar e impulsionar conhecimento dos seguidores sobre sua marca, projeto ou personalidade
- Trajetória de vida como ela é: muitos almejam a perfeição. Mas o fato é que todo mundo tem os seus altos e baixos. Use cada fragmento dos altos e baixos para exemplificar e suportar suas teses, defesas e propósitos.
- Propósito / Defesa de causas coletivas: coloque o interesse coletivo acima de qualquer questão individual. E, do mesmo modo, seja capaz de demonstrar na prática a força de sua argumentação, usando exemplos reais, sempre que possível.
Redes sociais e internet na jornada eleitoral
Em suma, o Instagram é uma poderosa ferramenta de interação com o público, ainda mais nesta temporada de Eleições 2022!
Inclusive, temos aqui no blog da Alcateia Política outros artigos que com toda a certeza vão ajudar você a usar bem as ferramentas da internet na sua jornada eleitoral:
- 9 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
- COMO FAZER BUSCAS AVANÇADAS NO GOOGLE
- PRÉ-CAMPANHA EM REDES SOCIAIS: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE?
- INFORMAÇÃO É PODER?
Nilson Hashizumi é profissional de marketing, jornalista, fotógrafo e gestor de cultura, com MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Coordenou e orientou campanhas de prefeitos em São Paulo e no Pará. Tem ainda experiência destacada em campanhas para deputado estadual em São Paulo. Com foco em resultados, trabalha com abordagem de processos na gestão da comunicação on-line e off-line, para construção de imagem, formação de opinião e reputação. Atuou por 28 anos no segmento de marketing, comunicação e sistemas de gestão para a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e entidades de classe.