Marketing Político: precisa-se de bons profissionais!

Imagem mostra mulher sentada num sofá, lendo o segundo volume do livro Comunicação Governamental e Marketing Político, com capa predominantemente azul e o nome dos autores e das organizadoras.

O que você está fazendo para ocupar o seu espaço nesse meio tão promissor?

Você sabe muito bem. Já foi o tempo em que comunicação e marketing político só existiam durante a campanha eleitoral. A princípio, tudo começou a mudar quando passou a valer a reeleição para cargos executivos. Em outras palavras, mandatários não desceram mais do palanque. 

Contudo, o ponto de virada mesmo foi por volta de 2010. Não por acaso, a partir da ascensão das redes sociais no nosso país. Dessa maneira, surgiu uma questão desafiadora. Para que esperar aqueles 40 e poucos dias de campanha oficial? É possível conversar com o eleitorado e construir reputação o tempo todo! Certamente, é uma maravilha ter tanto espaço à disposição. Ainda mais a qualquer momento! Mas aí começou o calvário de muitos assessores…

O que fazer em comunicação e marketing político

Surpreendentemente, aquela questão desafiadora se desdobrou em várias outras! 

  • Qual a melhor maneira de aproveitar oportunidades nas redes sociais?
  • Como fazer o político atrair a atenção do público, em meio a um imenso mar de conteúdo? Um mar cuja movimentação por vezes forma um tsunami sobre a cabeça de quem rola a tela nas redes sociais! 
  • Dá pra se destacar nessa balbúrdia? Ser conhecido e reconhecido? E, principalmente, seguido, amado, compartilhado? 
  • Por outro lado, quando chegar a época da campanha na rua e da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, de que forma mobilizar e engajar o eleitor?
  • E, por fim, como ser lembrado e escolhido na hora do voto? 

Intuição é importante? É. Mas, inegavelmente, o melhor caminho para o sucesso é mais meticuloso. Passa por coleta de dados, análise, diagnóstico e planejamento. E, logo depois, o desenvolvimento de um calendário de ações solidamente embasadas. Tudo de acordo com o perfil do político, seus objetivos, o público que se quer atingir e a realidade local.

Em síntese, tá aí um trabalho que é impossível de copiar dos outros. Tem que ser totalmente personalizado! Mas sabe o que dá para copiar? Ou melhor, ter como referência e inspiração? A experiência alheia! Tanto más quanto boas experiências… sempre é possível aprender com elas.

Leia também: 9 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM

Aprenda com a série “Comunicação Governamental e Marketing Político”

Imagem mostra o primeiro volume do livro Comunicação Governamental e Marketing Político.
O primeiro volume da série Comunicação Governamental e Marketing Político traz análises de contextos.

A série “Comunicação Governamental e Marketing Político” acaba de chegar. Ela traz:

  • conhecimento teórico
  • vivências práticas
  • recomendações
  • pontos de vista 

Acima de tudo, foi concebida para você que quer vencer uma eleição. E, posteriormente, não ficar falando sozinho durante o mandato!

São dois volumes: 

  1. Análise de contextos
  2. Estratégias e estudos de casos

As autoras e os autores são profissionais com experiência em comunicação e marketing, em eleições e mandatos. Sem dúvida, vivem na pele tanto as dores quanto as alegrias (sim, existem alegrias!) desse desafio.

Além disso, passaram quase dois anos de estudos no MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político. Um curso completo, realizado no IDP, em Brasília. Professores conceituados e profissionais reconhecidos da comunicação política deram as aulas.

O professor Marcelo Vitorino, referência no marketing político, liderou o processo de criação do curso. Nesse sentido, ele explica o propósito:

Formar um grupo de profissionais capazes de elevar a qualidade do mercado do marketing político.

Sob o mesmo ponto de vista, a professora Maíra Moraes, coordenadora do curso, ressalta o significado da série de livros:

Um legado não apenas para seus clientes, cuja comunicação contribui para melhores formulações de políticas públicas, mas também para seus pares. A diversidade de opiniões da convivência republicana possibilitou a construção de posicionamentos críticos e o respeito ao diferente que, por óbvio, considera os limites éticos e democráticos.

O que você vai encontrar nos dois livros

Imagem mostra o segundo volume do livro Comunicação Governamental e Marketing Político.
O segundo volume da série Comunicação Governamental e Marketing Político traz estratégias e estudos de caso.

Como resultado, os artigos compartilham conhecimento amplo sobre vários assuntos, a saber:

  • estratégias de comunicação e marketing político
  • dia a dia de mandatos e campanhas eleitorais
  • comunicação pública e institucional
  • internet e mídias sociais digitais 
  • construção de reputação
  • elaboração de discursos
  • gestão de crises
  • assessoria a parlamentares e governantes, assim como a organizações
  • políticas públicas
  • desinformação e notícias falsas 
  • questões sobre gênero e cidadania

Dessa forma, o professor Marcelo Vitorino define:

Esta série “Comunicação Governamental e Marketing Político” é símbolo da qualidade do pensamento crítico que imprimimos durante o percurso sobre teoria e prática da comunicação e do marketing político brasileiro. (…) Mais do que textos, são experiências compartilhadas por especialistas que, cada vez mais, vão tomando seu espaço na comunicação política bem além dos períodos eleitorais.

Gostou? Pois fique sabendo que os dois volumes estão disponíveis para download de graça O valor é inestimável! Aprimorar seus conhecimentos não tem preço

Leia também: O QUE O CANDIDATO PRECISA SABER SOBRE O ELEITOR

Conheça alguns dos artigos

Nove integrantes da Alcateia Política participam da coletânea. Seus artigos inegavelmente trazem importantes contribuições pra quem vive no universo da comunicação:

  • Christian Jauch: Dicotomia democrática: Eleições OAB/Santos 2021
  • Gabriel Scarpelini e Leonardo Crociari: Fake news e política real – Uma análise do poder de virulência das notícias falsas
  • João Henrique Moreira de Faria: Foucault e Barthes, entre cercadinhos e lives – O caos nosso de cada dia, embrulhado em personagens que poderiam ser de ficção, mas que invadem a nossa realidade e tomam conta da cena política
  • José Roberto Martins (Zero): A prática do discurso – Um ponto de vista sobre como elaborar pronunciamentos políticos marcantes
  • Luka Ulhoa: As regras do jogo – Profissionalismo e eleições
  • Marcelo Facuri: Tanto esforço para se eleger e você vai “marretar” a comunicação do seu mandato?! 
  • Mariana Bonjour: Os limites legais da comunicação digital de políticos em mandato
  • Nilson Hashizumi: E se o Whatsapp sair do ar? Eleitores, militantes e apoiadores serão mobilizados de que maneira?

A demanda em comunicação e marketing político está aquecida!

Sem dúvida, a procura por bons profissionais de comunicação e marketing político e eleitoral é muito alta. Você tem noção do que isso significa? Para entender melhor, vamos aos números oficiais do TSE:

  • Em 2020, mais de 500 mil pessoas concorreram nas eleições municipais. 
  • Em 2022, para presidente e mandatários estaduais e federais, o número de candidatos passou de 28 mil. 

Ou seja, a cada dois anos, são muitas e muitas oportunidades de trabalho em campanhas eleitorais! Assim como, entre um pleito e outro, existem milhares de mandatos.

Imagem mostra prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo, um prédio de arquitetura modernista.
Só na Assembleia Legislativa de São Paulo, são 94 deputados estaduais!

No Brasil, em síntese, são mais de:

  • 5500 prefeitos
  • 58 mil vereadores
  • 1000 deputados estaduais/distritais

E ainda mais:

  • 513 deputados federais
  • 81 senadores
  • 27 governadores

Sem falar em:

  • órgãos governamentais
  • partidos políticos
  • instituições 
  • sindicatos
  • entidades de classe como, por exemplo, a OAB

E todos igualmente à espera de bons profissionais de comunicação e marketing. 

Saiba mais, faça melhor!

Afinal, o que é preciso para ter sucesso nesse universo tão amplo? Em suma, é fundamental sempre saber mais, para fazer melhor. Ajudar nessa tarefa é o objetivo da série “Comunicação Governamental e Marketing Político”.  

Imagem mostra os dois livros da série Comunicação Governamental e Marketing Político, com capa predominantemente azul e o nome dos autores e das organizadoras.

Você quer crescer profissionalmente no marketing político e eleitoral? Então, aproveite! Os dois volumes da série “Comunicação Governamental e Marketing Político” são gratuitos!

Clique aqui e baixe os livros agora mesmo! Eles certamente vão ser muito importantes para você trabalhar com mandatos e nas Eleições 2024!

 

Fotografia mostra Zero Martins, integrante da Alcateia Política.

Zero Martins é jornalista, com pós-graduação em Marketing pela FAE-Curitiba e MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Atua há mais de 25 anos como redator, roteirista, editor-chefe, produtor e diretor de documentários, com trabalhos para emissoras de televisão, clientes corporativos, campanhas eleitorais e mandatos políticos.

One Reply to “Marketing Político: precisa-se de bons profissionais!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *