Outro dia, falamos sobre a dificuldade enfrentadas por muitas pessoas que pretendem se candidatar nas Eleições 2022 e não dispõem de dinheiro no momento.
E apresentamos dicas importantes para encarar esse desafio da pré-campanha sem dinheiro.
Logicamente, um trabalho profissionalizado depende de verbas para contratar pessoal qualificado. Só assim a candidatura terá rumo, planejamento e ações claras e inteligentes, para conquistar o coração e o voto do eleitorado.
Na pré-campanha sem dinheiro, aproveite o tempo
Mas nem por isso os postulantes aos cargos em disputa nas Eleições 2022 devem ficar parados. É uma temeridade deixar para ir à luta apenas quando o fundo eleitoral estiver disponível, em agosto. Por isso, algumas atitudes básicas podem ser tomadas mesmo sem verbas.
Veja mais 5 tarefas que não dependem de dinheiro para ser realizadas. Sempre lembrando que só isso não garante a vitória. Mas é uma mão na roda para não chegar ao período da campanha sem rumo. E, além disso, garantir que, depois da vitória, vai ser possível “chegar chegando”, sem perder tempo no exercício do mandato.
1) Pesquise sobre técnicas de storytelling
Storytelling é uma grande ferramenta pra contar a sua história de um modo cativante. É útil para você fazer palestras, discursos, postagens nas Eleições 2022.
Assim, você vai atrair e engajar pessoas ao seu lado. Pessoas que não apenas vão votar em você, mas vão também pedir votos! E, sobretudo, defender você nas redes sociais e em conversas presenciais. São os seus embaixadores!
O storytelling oferece fortes condições de chamar a atenção, atrair e fidelizar o eleitorado. Inclusive, a Mari Couto, uma das estrategistas da Alcateia Política, escreveu um artigo sobre storytelling eleitoral com informações muito importantes.
2) Saiba quem é quem na política regional e nacional
De antemão, uma coisa deve ficar clara: um parlamentar não faz nada sozinho. Não adianta pensar que você é um ungido porque foi eleito e que só por isso vai conseguir fazer tudo que planeja.
Pra qualquer projeto de lei, por exemplo, você precisará da ajuda dos seus colegas. Mesmo que sejam colegas aos quais você se opõe. Portanto, saber quem é quem vai ajudar na hora de:
- Negociar a defesa de uma pauta
- Encaminhar um pedido de informações
- Ou passar uma lista pedindo assinaturas para uma investigação, por exemplo.
Sabe aquele clichê de “juntos somos mais fortes”? Pois é, ele vale na sua atuação parlamentar.
3) Estude a história do Brasil, do seu estado e da sua cidade
É muito importante entender o contexto em que você está inserido:
- Saber como foi que tudo começou e como chegamos até aqui.
- Que pessoas ajudaram a construir o que existe.
- O que foi feito ao longo dos anos.
Isso tudo tem um valor estratégico, já que ajuda a entender o que deu certo e o que fracassou. Definitivamente, saber sobre o passado joga luzes sobre o presente. E permite um olhar aprimorado para a construção de um futuro melhor. Não é para isso que servem os políticos?
4) Estude o regimento da casa onde você pretende exercer mandato
ACM Neto foi eleito deputado federal pela primeira vez aos 22 anos. Vamos falar claramente: 22 anos é pós-adolescente. Jovem demais para estar no Congresso Nacional, né? Pois, então. Ele sabia que seria fortemente questionado pela idade. O que ele fez? Antes mesmo da posse, estudou a fundo o regimento da Câmara dos Deputados. Ao chegar lá, dava um baile em políticos que eram mais experientes, mas não dominavam as regras da casa. Assim, logo de cara, conquistou respeito. O que o ajudou a desenvolver uma carreira bem-sucedida.
Ou seja, um parlamentar deve estar atento às normas da casa para atuar. Alguns pontos cruciais:
- Entender quando é possível pedir questão de ordem.
- Saber sobre como obstruir uma pauta.
- Conhecer as regras para pedido, instalação e funcionamento de CPIs.
- Dominar o processo de tramitação de um projeto de lei.
Os regimentos de todas as casas legislativas do Brasil estão disponíveis na internet. Pesquise, leia, faça um aprofundamento. Mostre na campanha que você está preparado para o dia a dia do mandato. E chegue lá pronto para trabalhar sem passar vergonha diante dos colegas!
5) Estude sobre política em geral
Pelo amor de Deus, o que tem de gente na política que não sabe nada sobre política… Evite ser um deles! A política pressupõe diálogo, humildade, capacidade de ceder, respeito aos contrários. Entender isso ajuda para que o ambiente político deixe de ser tão tumultuado, como tem sido nos últimos anos. Assim, a política pode se tornar efetivamente um instrumento de transformação positiva na vida das pessoas. Indicação de leitura: “A política como vocação“, do sociólogo Max Weber.
O desafio da pré-campanha sem dinheiro
Encarar uma disputa eleitoral é um desafio e tanto, ainda mais numa pré-campanha sem dinheiro. Com as dicas deste artigo e as outras 5 dicas que, anteriormente, apresentamos, quem pretende se candidatar tem uma boa ajuda pra não ficar parado agora.
Contudo, vamos reiterar: não deixe de contratar o mais rápido possível profissionais de comunicação e marketing para a sua equipe de campanha. A palavra é, justamente, esta: profissionais. A campanha tem de ser profissionalizada.
Afinal, como diz aquela velha frase, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Portanto, encare desde já o trabalho de se preparar para a campanha. E, assim que puder, tenha especialistas ao seu lado, para assegurar um caminho de sucesso!
Fique ligado no blog da Alcateia Política. Aqui, compartilhamos informações e experiências para o sucesso da sua campanha nas Eleições 2022!
Zero Martins é jornalista, com pós-graduação em Marketing pela FAE-Curitiba e MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Atua há mais de 25 anos como redator, roteirista, editor-chefe, produtor e diretor de documentários, com trabalhos para emissoras de televisão, clientes corporativos, campanhas eleitorais e mandatos políticos.
2 Responder a “Pré-campanha sem dinheiro: mais 5 dicas”