Disputar e vencer eleições internas em associações, cooperativas, sindicatos, partidos e organizações da sociedade civil não é tarefa rotineira e envolve a mobilização de recursos diversos. São muitas variáveis a gerenciar pelas candidaturas e a despeito do sucesso em suas respectivas trajetórias, vence quem consegue conquistar os “corações e mentes” dos associados.
Para alcançar a vitória nas suas próximas eleições internas, conheça algumas vantagens ao contratar uma equipe especializada em marketing.
Nilson Hashizumi*
Independente de qual seja a natureza de sua associação, cooperativa, sindicato, partido ou organização da sociedade civil, “eleições internas” é um dos assuntos que despertam paixões, mobilizam pessoas e mesmo em cenários favoráveis, contém uma boa dose de oportunidades, ameaças e riscos.
Tudo isto porque estas organizações são resultantes da convergência entre pessoas que reúnem forças e realizam trabalho em favor de um propósito comum, contínuo e de maneira coletiva.
Nos estatutos, também conhecidos por contratos sociais, as organizações concentram, organizam e declaram:
- Regras de funcionamento da organização,
- Papéis e atribuições de seus participantes (dirigentes ou não)
- Reitera compromissos: de sua fundação, ratificação de propósito, continuidade e até mesmo a sua extinção.
Interna à organização, a preparação de apoio e suporte das eleições fica a cargo dos funcionários, dirigentes e conselhos, para garantia de cumprimento do estatuto e realização das eleições regulares. Os procedimentos vão da formação de comissão eleitoral, até a declaração de vitória e comunicação das pessoas eleitas e registros legais.
Para candidatas e candidatos as “eleições internas” sempre são mais críticas e é necessária preparação prévia e apoio de planejamento, produção e execução da comunicação e marketing
O desafio tende a ser mais crítico para candidatas e candidatos, pois precisam realizar um grupo de atividades adicionais ao trabalho cotidiano no atendimento dos compromissos de campanha, antes, durante e após o período eleitoral.
O desafio consiste em empreender esforços incrementais que adicionem valor à candidatura, para que se tornem entes capazes de receber votos entre seus pares:
- Tornar-se mais conhecido e relevante
- Construir propostas de valor em favor da causa, da organização e seus associados e assim diferenciar-se da concorrência
- Tornar-se relevante em razão da consistência entre a trajetória e suas propostas
- Desenvolver competências que resultem em melhor apresentação de suas ideias e propostas
- Ampliar sua base de relacionamentos com engajamento
- Conquistar a preferência dos eleitores
Para ampliar suas chances de vitória, no entanto, candidatas e candidatos precisam ter preparação adequada, que os torne capazes de apresentar-se como pessoa a ser eleita.
Não basta o que já foi construído e preparar-se para disputar eleições pode carecer de recursos que candidatos – na maioria das vezes – ainda não tem acesso ou mesmo domínio.
Assim, contar com apoio profissional especializado em marketing e comunicação política incrementa as chances de realizar uma campanha bem-sucedida, que leve a candidatura até o mandato.
Veja alguns dos serviços estratégicos da Alcateia Política podem oferecer:
- Diagnóstico Eleitoral;
- Análise de presença digital (conteúdo e tecnologia);
- Planejamento Estratégico;
- Recomendações de Planos de Ação;
- Programação de Conteúdo e seus formatos;
- Estratégia de comunicação integrada.
Em sua próxima campanha, conte com os estrategistas da Alcateia Política.
Somos um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.
Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing e Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.
Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.
Nilson Hashizumi é profissional de marketing, jornalista, fotógrafo e gestor de cultura, com MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP-Brasília. Coordenou e orientou campanhas de prefeitos em São Paulo e no Pará. Tem ainda experiência destacada em campanhas para deputado estadual em São Paulo. Com foco em resultados, trabalha com abordagem de processos na gestão da comunicação on-line e off-line, para construção de imagem, formação de opinião e reputação. Atuou por 28 anos no segmento de marketing, comunicação e sistemas de gestão para a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e entidades de classe.